Pão feito em casa + um bônus no final da receita ( receita da minha Bisavó):
- Gabi Pinna
- 3 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Tem coisa melhor do que pão feito em casa? Bom pra tomar café com manteiga... aqui em casa ficamos fãs de fazer pra Bruschetta fica um pão perfeito pra isso.
1 ½ colher de sopa de açúcar
1 tablete de fermento fresco
1 copo de água morna
1 punhado de sal
1 ovo
2 colheres de margarina
½ xícara chá de óleo
4 xícaras de leite morno
1,5 kg de farinha ( caso precise de mais use um pouco mais)
Dissolva o fermento na água morna junto com o açúcar em um copo e deixe lá fermentando, quando começar a borbulhar, junte em uma bacia o sal, o ovo, o óleo, e a margarina, e o leite morno. Vá juntando aos poucos a farinha, caso prefira usar uma colher para ajudar pode usar, ou use a mão mesmo. Ponha a farinha sobre a bancada e coloque a massa lá para ir aos poucos ir sovando a massa, até que desprenda da mesa. Com a massa no formato de uma bola tire um pedacinho da massa faça uma bolinha e coloque em um copo d'água. cubra o restante da massa com um pano, caso esteja fazendo em um dia mais frio, enrole em um cobertor. Quando a bolinha do copo subir é porque está pronta a fermentação. Pegue a massa e reparta-a em quatro pedaços em formato de pão mais alongados ou se preferir em formato de pão italiano que é aquela bola com um corte de faca em cima do pão. E coloque no forno médio.
Aqui temos um bônus da família pois com ¼ da massa do pão a minha avó fritava como se fosse um "churros" um "donuts" que na Itália é conhecido como Ciambelle. E para fazer esses "churros" é muito simples. Vá cortando a massa como se fossem massinha de modelar de crianças e vá fazendo cobrinhas, ou se preferir corte com a boca de um copo e use algo para fazer o buraco menor no centro.
Caso corte em cobrinhas enrole-as como um anel ou como em um donuts. Frite em óleo novo e bem quente e passe no açúcar, se quiser canela também. E coma quente.






Fotos: Gabi Pinna
Comments