Pesto
- Gabi Pinna
- 22 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Um molho súper versátil, rápido de fazer e super gostoso.
manjericão
1 dente alho
um pitado de pinoli
salsinha
manjerona
um copo de azeite
queijo pecorino ralado ou parmesão
nozes ou amêndoas
sal
Se coloca no pilão folhas de manjericão fresco, o dente de alho, um pouco de pinoli, qualquer tipo de nozes, amêndoas, algumas folhas de salsinha e manjerona, e um pouco do queijo pecorino e se mistura tudo em uma coisa homogênea e depois acrescente um copo de azeite. Esse molho é tradicional genovês onde eles colocam em tudo, nas lasanhas, tagliarini, no arroz, nos gnocchi ( nhoque ) , na carne, ovos, e pães, salada caprese com tomates e mozzarela de búfala.
DICA: Caso prefira coloque tudo em um processador se precisar pique um pouco das folhas. O pesto pode ser utilizado de diversas formas. Pode ser um molho de macarrão, na bruschetta, por exemplo, tanto quente quanto frio. PS: fica bom sem pinoli de qualquer forma. Eu fiz sem a manjerona pois não achei no mercado, e fiz no mixer o molho.
Eu fiz um pouco diferente a ordem dos ingredientes, amassei primeiro a cabeça de alho com sal em um pilão depois transferi para copo do mixer, acrescentei o manjericão e triturei, coloquei o azeite, os pinolis , as nozes, e a salsinha. E por fim o queijo pecorino ralado. Se armazenado na geladeira deixe um pouco mais de azeite como na foto que vai ter abaixo.


Deixe um fio de azeite para conservar na geladeira.

Foto: Gabi Pinna


Comments